Rugby Fora do Eixo...............E agora Scrum half, para onde lançar a bola?

Ontem fui informado que o Campeonato Brasileiro de Rugby foi cancelado oficialmente em comum acordo com os clubes.

Decisão tomada, decisão respeitada.

O ano de 2020 vai ser o ano de traço, no banco de dados, de quase todos os clubes de rugby em seus arquivos. Com exceção de uns poucos torneios de sevens de janeiro e fevereiro, de resto um amistoso aqui e outro acolá.

Mas o Rugby Fora do Eixo vai falar um pouco de Saúde Pública, afinal em 1902, Rodrigues Alves, presidente do Brasil da época, chamou Osvaldo Cruz, diretamente de Paris e pediu ajuda para realizar uma grande reforma sanitária no Rio de Janeiro, capital federal. Tínhamos problemas com a febre amarela, ratos, falta de saneamento e um aumento exagerado da prostituição. Muitas ações foram realizadas e até vacinas foram descobertas neste período. E o presidente só pediu ajuda porque perdeu filhos com a crise sanitária da época. Para quem nunca soube disso, houve até a revolta das vacinas onde chamaram o grande cientista de PERVERTIDO.

Depois de alguns anos vieram a Gripe Espanhola, a 1ª Guerra Mundial, Crise da Bolsa de Valores em Nova York, 2ª Guerra Mundial, ........, Ditadura Militar aqui e lá tb, crise do Petróleo, AIDS, fome da África,....e muitas outras crises sanitárias ou não. O mundo é isso mesmo, gerenciar crises e mais crises. Muitos shows, muita campanha, muita revolta, passeatas e muita crítica, via pessoas ou a imprensa em geral. Guerras de narrativas de todos os lados, de muitas formas e caminhos.

Maquiavel já dizia: "Divisão interna só beneficia o inimigo"

Por isso devemos lembrar que o mundo nunca mudou com as crises, apenas seguiu em frente e enfrentou inimigos externos qiue são menos perigosos que os inimigos internos.





Comentários