Rugby Fora do Eixo.......Quantos times/Clubes podemos ter de verdade?

A grande duvida de todos e que já fez abrir várias discussões, de quantos clubes poderiam disputar um torneio nacional como o do Brasil no rugby masculino e feminino?
Hoje disputamos com 10 equipes e já tivemos 16, na 1ª divisão e em 2019, a 2ª divisão apenas 3, mas sinceramente não passamos de 8 equipes realmente competitivas, isto no masculino de XV, no feminino de 7's, ano passado, tivemos 8 equipes na 1ª divisão e 8 na 2ª divisão. No masculino ficamos presos apenas clubes do eixo sul/sudeste, já no feminino já temos duas equipes fora do eixo, que foram o Melina do Mato Grosso e o Delta do Piauí, um bom avanço.
Apenas comparando a territoriedade, os EUA tem na sua NBA, 40 clubes, divididos em dois grandes grupos, Leste e Oeste, e todos com um bom nível.
Por isso me pergunto, por quê o rugby e outros esportes não conseguem realizar um campeonato nacional competitivo, atrativo e cheio de diversão e negócios?
Na maioria das vezes esperam da sua confederação, todas as alternativas que cada cidade, clubes, federação ou liga resolvam os problemas e soluções. Nós temos um péssimo hábito de não planejar, não construir o "negócios" que sua comunidade se identifiquem com o projeto que não devem ser um produto único mas um guarda chuva de produto, onde uma série de ações devem ser realizadas para que o retorno de imagem e negócios sejam atrativos para que vai fazer investimento no rugby em si. E vou contar uma coisa, ninguém dá dinheiro porque é legal e bonzinho. Um projeto de marketing com toda clareza e transparência, dos caminhos que irão ser tomados e que seja o modelo que o seu patrocinador/parceiro esteja alinhado.
É lógico que poderíamos chegar aos 40 equipes pelo tamanho do país mas atualmente sem nenhuma perspectiva desta evolução, mesmo com toda esperança e animação em 2010, na preparação para os Jogos Olimpícos do Rio 2016.

Por isso devemos sim rever os planos e pensar melhor nossas estrategias.

Comentários