Rugby Fora do Eixo...........Possibilidades do mercado universitário esportivo

“Para aproveitar essas oportunidades é preciso, antes de tudo, saber qual caminho é mais vantajoso. É possível ingressar numa universidade pública para praticar determinada modalidade esportiva ou ir atrás de bolsas das universidades privadas.

 A diferença básica é justamente a possibilidade de entrar como bolsista. Como as vagas nas universidades públicas são alcançadas apenas mediante vestibulares, o atleta precisaria passar pelas provas para depois de integrado à rotina da universidade, praticar a modalidade esportiva de sua escolha.

Já no caso das instituições particulares, muitas delas oferecem avaliações específicas para atletas, que mediante aprovação, passam a representar a universidade. Nesse caso, vale criar uma estratégia para ficar de olho nos processos seletivos para bolsistas, divulgados nos sites oficiais das instituições. Mas o desafio não acaba na fase de aprovação, não. Na verdade, os vestibulares ou avaliações específicas são apenas o início da busca por destaque esportivo no âmbito universitário.

A maioria das universidades que concedem bolsa ou outro tipo de incentivo a atletas cobram uma atuação tanto acadêmica, quanto esportiva exemplar. Isto é, o atleta não só precisa frequentar as aulas de seu curso e acompanhar o desenvolvimento das matérias, como também manter um nível esportivo invejável.”

Não existe um politica das universidades de obterem visibilidade atraves dos esportes em geral, unindo a educação e esporte.

Afinal o quanto elas colocam sua imagem em esportivas vencedores ou não?

 

A criação do Ministério do Esporte,hoje foi desmontado, o esporte universitário ganha uma divisão especialmente criada para o seu desenvolvimento, a CBDU. A Confederação Brasileira do Desporto Universitário é decisiva para impulsionar o mercado universitário esportivo brasileiro, auxiliando na realização de eventos esportivos.

Em 2016, a maior parte, precisamente 53%, das medalhas olímpicas do Brasil nos Jogos do Rio de Janeiro, foi conquistada por atletas ligados ao quadro universitário. A partir dessa repercussão, o mercado universitário esportivo brasileiro só está crescendo.

No ano passado, contamos com um calendário com 17 competições universitárias de grande porte, tanto em território nacional, quanto em terras estrangeiras, envolvendo aproximadamente 80 mil atletas estudantes brasileiros e 800 instituições de ensino.

Além disso, os jogos interuniversitários estão cada vez mais consolidados, atraindo grandes públicos e alimentando a economia das cidades-sedes.


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