Quando falo que o rugby escolar nacional, tinhámos pelo menos 11 escolas que praticavam rugby e disputavam campeonatos, muitos novos não acreditam. Afinal foi na primeira grande onda de crescimento do rugby no meado da década de 70.
Em SP tinha um campeonato escolar, denominado "Olimpíadas do municipio de SP", um disputa grandiosa de muitas modalidades esportivas e que acabaram despertando o rugby em várias escolas aqui da capital. Era no periodo do outono já quase no fim do 1º semestre do ano.
Professores Moacir Pinheiro e Gábor Radocza em cerimônia de premiação na Câmara Municipal de São Paulo. Fotógrafo desconhecido. 1971.
Em 1973 o Santo Américo participou e, mesmo competindo apenas nas modalidades masculinas, foi Campeão Geral da VIII Olimpíada Infanto-Juvenil da Cidade de São Paulo. Nesse ano participaram 150 colégios da grande São Paulo e 40 clubes, atingindo um total de 60 mil atletas, competindo em 31 modalidades divididas em 4 categorias e 19 concursos, sendo realizados 204 campeonatos. A cerimônia para recebimento dos troféus, assim como nos anos anteriores, aconteceu em junho na Câmara Municipal. O Colégio recebeu aproximadamente 20 troféus. E em homenagem aos atletas a APM ofereceu um coquetel aos pais e professores.
Quem eram os times:
1- Colégio Santo Américo;
2- Colégio Porto Seguro;
3- St Paul's School - (Escola Britânica de SP);
4- Grade School (Escola Americana de SP);
5- Colégio Objetivo;
6- Colégio São Luís;
7- Colégio Rio Branco;
8- Colégio Pueri Domus;
9- Jardim São Paulo;
10- Escola Técnica Federal;
11- Liceu Pasteur;
Sem falar que muitas dessas escolas tem ou tinham campos na própria escola. Alguns não continuaram por falta de profissionais em educação física que pudessem dar continuação a um projeto.
Uma pena!!!! Participação do municipio para fomentar é fundamental para o esporte.
Um pena que nada foi feito e acabou essa onda.
Apoio
Comentários
Postar um comentário