Talvez você não o conheça mas o Wlamir Marques é o jogador de basquete mais importante da história do basquete mundial. Um homem de 83 anos, com uma lucidez imensa. Um amigo que certamente tenho no coração.
Escreveu esse texto ontem, que vale para todos nós.
"HOJE TENHO JOGO"- 24/10/20- Sábado
Hoje é um dia especial. É sábado e não posso faltar. "O Diabo Loiro" está chegando: diziam os jornais da época. Viagens por esse mundo afora. Não era fácil, estradas esburacadas, ora de taxi, de kombi ou de ônibus velho e apertado, avião era coisa rara. Sem reclamar, éramos felizes!
A tal hora partíamos de um local determinado e chegávamos em cima do laço. Do ônibus direto para o vestiário. A quadra aberta já estava lotada, mal iluminada, mas isso não importava, todos queriam ver algo diferente, pois ali estava chegando o "Disco Voador" com seus voos.
Certas viagens eram muito longas. Pernas enrijecidas, alimentação prejudicada, pouco tempo pra repouso. A responsabilidade era enorme, não podia falhar. Pouco tempo pra trocar de roupa e vestir aquele uniforme sempre mal cuidado, mas acima de tudo vinha o dever.
Éramos sempre recebidos de forma estranha. Os alienígenas estão chegando naquele cantinho da cidade. Éramos vistos como seres de outro planeta, afinal éramos campeões do mundo de basket-ball, (bola ao cesto, cestobol ou basquetebol). Eram os termos da época.
Hoje é sábado, não vou trabalhar. Vou direto para a quadra de cimento, aro mole, tabela escurecida pelo tempo, placar manual, pintura quase apagada. Torcida gigante para o time da casa, mas sem efeito, afinal ali estavam os pilares do basquetebol mundial, mesmo sendo brasileiros.
Seria uma linda história de ficção se não fosse verdade, mas o progresso modificou o passado. Hoje a honra é secundaria. Outros interesses falam mais alto, não se luta mais pelo pão de cada dia. Hoje nada falta, apenas faltam aqueles sábados inesquecíveis. "Hoje tenho jogo". WM.
Comentários
Postar um comentário