Por que o rugby e outros esportes olímpicos não decolam?

Uma coisa tenho certeza e venho falando há muito tempo, o esporte como qualquer coisa de nossas vidas devem ser experimentadas a exaustão a partir da escola que frequentamos. 

O esporte, cultura e educação andas juntas e por isso o trabalho de nossas autoridades devem começar nas Universidades, nas escolas e depois nos clubes. 

Cada modalidade esportiva tem seus valores que são inegáveis e não são exclusividades do rugby apenas. Um atleta se forma a partir de sua vontade de ser atleta e de conquistar coisas que só ele sabe, por isso, extrair isso de um atleta leva tempo, afinal como todo ser humano passa por momentos bons e ruins e que devem ser apoiados o tempo todo. Faz parte da educação esportiva e que ele se sinta incluido, o clube é a hora da competição, por isso na escola que brincamos e aprendemos para depois competir na vida.

O rugby não decola, mesmo com esse amor que nós temos, por não fazer parte da cultura esportiva do brasileiro que vive do futebol ou de espasmos de muitos esportes. O vôlei ganhou muitos adeptos por já estar no colégio, na rua, no parque e criou seus ídolos com o tempo, sejam homens e mulheres, futsal também, o basquete foi e veio, handebol muito praticado mas pouco difundido. 

E os outros, você conhece ou é só modinha olímpica? 

O trabalho da Confederação, Federação, ONGs, Ligas, Clubes, é ir na escola, na universidade, criar espaços internos para a iniciação esportiva e do rugby. Fazer que o professor de educação física e outros se engajem de verdade. No seu bairro, cidade, estado e depois o país. Os meninos e meninas não se identificam com ídolos do rugby e de muitos esportes. 

Os professores de educação física, os médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos e outras profissões universitárias, devem sim conhecer o que o rugby é como esporte, como papel social e como esporte olímpico.

Existe uma gestão fracassada de disseminação do esporte pelo país, e ver que temos muito mais do o EIXO mas sim o FORA DO EIXO também. Mas lamento quando vejo os ganhos de alguns lugares de acreditar que um campo e uma bola são suficientes para ser um clube de rugby. Pobre de espirito e da construção de uma atividade esportiva. Valores amadores e profissionais andam juntas e podem sim fazer do esporte muito mais do que um simples esporte.

Por isso somos um fracasso, sim e nossa paixão não passa de uma PAIXÃO e sim um tesão momentâneo.




Comentários