O rugby no Brasil cresceu mas não se desenvolveu nesses últimos 10 anos mas por que não desenvolveu? Porque mesmo com uma seleção no ALTO RENDIMENTO, os clubes não são sustentáveis, no rendimento, no social e no escolar. Nossas mudanças foram pontuais e não estruturais como precisávamos. Existem algumas exceções.
Clubes que treinam na praça de muitas cidades e de forma rudimentar não permite fazer algo de melhor e maior. As instituições públicas (município, estado e união) possuem muitos espaços que podem ser compartilhados e não só do rugby, precisamos mostrar a força de uma comunidade em garantir esse uso, fato esse que não somos unidos e esperamos que a federação e confederação façam tudo. Afinal o clube/ time são "negócios" privados e seus "sócios" que trabalham por isso para que o "negócio' cresça e se desenvolva.
Então seu clube/time tem espaço de treino? Local de jogos oficiais nas condições que uma confederação exige? Sua diretoria é composta, eleita com documentação exigida em ordem? Os valores do rugby estão bem resolvidos na sua comunidade? Parcerias com empresa pública e privadas da cidade ou da região? Sede? Captação das leis de incentivos? Patrocínios diretos? Equipamento na sede do clube ou na casa da mãe de alguém do clube? História escrita e fotográfica do clube? Mídias sociais de comunicação com a seus fãs? Que rugby vc quer jogar? Quantos atletas são inscritos no clube e treinam? Além do rugby existe projeto social, escolar, universitário, de trabalho e de participação no clube? Profissionais capacitados para atuar na sua função (médicos, professores de educação física, gerentes)?...e aí vai?
Comentários
Postar um comentário