O Brasil bem ou mal tem alguns clubes com bons requisitos para se tornarem grandes, no ponto de vista de rendimento para o rugby nacional. Mas isso não quer dizer que estão aptos para serem sustentáveis. Quando o Rugby Fora do Eixo propõe uma Política de Esporte para o rugby não estou falando de mudar valores que o rugby possui e sim agregar os valores com novas e bem formadas diretrizes para tornar nosso esporte melhor, maior e bem mais competitivo no nível nacional e internacional.
Por isso, quem deseja ver o rugby do Brasil no Mundial de XV, Etapas de Sevens, Jogos Olímpicos e outras competições de alto nível, masculino e feminino, certamente tem que se buscar caminhos que nunca buscamos e alterar o pensamento romântico que temos, afirmativa que várias vezes seu Ange Guimerá falava quando estava entre nós. Bem ou mal, a partir dele e de outros, muita coisa cresceu e desenvolveu em SP e no Brasil como consequência, deixando frutos bem interessantes com um terreno fértil no Vale do Paraíba.
Ter as estruturas melhores e as condições mais favoráveis não garante vitória e sim o trabalho e agregação de valores para o esporte e clube na região que atua.
Quem não conseguir ou quiser atingir isso, certamente vai continuar jogando, mas num outro nível, sem perder o que gosta de fazer.
Por isso Rendimento e Alto Rendimento são assuntos diferentes e específicos.
Essa reflexão não exclui nenhum clube e nem agremiação também ser dos grandes do rugby nacional
- Farrapos/RS;
- Charrua/RS;
- San Diego/RS;
- Caxias/RS;
- Desterro/SC;
- Curitiba/PR;
- Pé Vermelho/PR;
- SPAC/SP;
- Band/SP;
- Pasteur/SP;
- Poli/SP;
- Rio Branco/SP;
- São José/SP;
- Jacarei/SP;
- Engenharia/SP;
- Tucanos/SP;
- Niterói/RJ;
- Guanabara/RJ;
- BH Rugby/BH;
- Liga da Bahia de Rugby/BA;
- Melina/MT.
Esses sim, são os de maiores relevância e o seu teria condições em fazer crescer e desenvolver de verdade com metas a serem alcançadas sem pressa?
Opina aí e coloca sua posição.
Na realidade não existe uma fórmula de sucesso, e sim, muito trabalho, e muitas pessoas interessadas, e bastante dinheiro envolvido.
ResponderExcluirNa realidade não existe uma fórmula de sucesso, e sim, muito trabalho, e muitas pessoas interessadas, e bastante dinheiro envolvido.
ResponderExcluirNa realidade não existe uma fórmula de sucesso, e sim, muito trabalho, e muitas pessoas interessadas, e bastante dinheiro envolvido.
ResponderExcluirExato mas temos que montar uma linha de trabalho e trabalhar bastante.
ResponderExcluir