"Cobras" não é franquia e nem seleção.

 Tenho me tornado uma pessoa crítica ao modo que o nosso rugby caminha, pelo Brasil e pelo mundo, enfatizando a seleção e o alto rendimento em detrimento a formação básica do atleta e jogadores, clubes e toda base de esporte de forma nacional e não numa bolha que não explode nunca. 

O meu transito em outros esportes me permitiu ver e vivenciar os diversos caminhos que eles tomaram, com dirigentes, técnicos, jogadores e outros profissionais que contribuíram nessa transformação. Lembrar que minha preocupação não o rugby social, "pelada" entre amigos e sim o rugby de base e depois o rugby competitivos, seja de clubes, times, franquias de verdade e universitários. 

Mas a provocação não é pessoal e sim pelo pensamento. Apesar de muita gente achar que sim ser pessoal.

Clubes, universidades, colégios e comunidades é nosso caminho sustentável.

O rugby precisa sim sair da bolha e ouvir os cantos FORA DO EIXO desse país.




Comentários