Essa semana o meu amigo Luiz "Pinga", o rugbier raiz e muito engajado no surf e no rugby, me enviou essas fotos que o pai do fisioterapeuta dele mandou e mostra que o Brasil já tinha uma seleção juvenil naquela época e nem a velha União ou ABR e mesmo a CBRu tem em seus anais da história.
Vejam quantas ações o Brasil perdeu e vai perdendo nesses longos anos de rugby no país. Os EUA já possuem 500 universidades com rugby no seu programa visando a longo prazo formar não só para os Jogos Olímpicos como para mundiais.
Segundo apurei eram de um clube chamado Bertioga e de origem inglesa que deu a base para essa seleção. Essa excursão foi para o Uruguai e depois para Argentina. Tem até um aluno do Colégio Rio Branco, que depois se tornou um clube de respeito.
Enquanto isso só focamos nos Tupis e Cobras, os clubes passam por dificuldades imensas e começam a sofrer uma desidratação enorme.
Precisamos de festivais em escolas, trabalho na universidade e reagrupar clubes por região, como Bahia, Barroso e aprender com o pessoal do Mato Grosso.
Ficamos amarrados nas instituições e não resolvemos os nossos problemas.
Lembrar que amadorismo e voluntarismo não é sinônimo de incompetência.
Duailibi, creio que você está muito certo, mas se todos os Presidentes que votam na CBRu pensassem assim, tudo seria diferente.
ResponderExcluirTemos que trabalhar e trabalhar para essas coisas mudarem e o rugby se desenvolver e não crescer somente.
Excluir