Para iniciar um novo ciclo olímpico em 2022, o rugby escolar poderia ser um sonho possível para 2028.

Se queremos aprender com o passado deveríamos repensar em resgatar o rugby escolar, a partir do rugby 7's. 

O caminho será mais suave, para fomentar muitas escolas que possuem muitos meninos e meninas que já jogam em clubes e outros que não conseguem jogar em clubes por diversos motivos. 

Nas décadas 70 e 80 houve um boom de escolas participando de torneios abertos da prefeitura e da extinta ABR. E naquele tempo não tínhamos tantos professores de educação física que conheciam rugby ou praticavam rugby de alguma forma para garantir uma boa formação de jogo.

Tenho certeza que o rugby de 7's seria melhor aceito por escolas e famílias, o que divulgaria mais a instituição educacional e o esporte podendo criar uma legião de fãs que de alguma forma iria consumir mas nosso esporte de alguma maneira.

Os praticantes e torcedores precisam de ídolos mais perto para se espelharem e sonharem de alguma forma em participar de um futuro jogos olímpicos.

Escolas públicas e privadas gostam de chamarem atenção e mostrar suas estruturas e suas qualidades educacionais.

E onde os clubes iriam entrar nessa jornada?

Afinal muitos clubes possuem suas bases e muitos meninos e meninas que estudam nas escolas da cidade e que muitas vezes são acompanhadas por esses clubes.

Agora imagina a volta de clássicos como Liceu Pasteur x St. Paul's ou Col. Rio Branco x Liceu Pasteur,  Domus x Colégio Objetivo e outras escolas que podem entrar e fazer a diferença, São Luis, Porto Seguro, Santa Cruz, Santo Américo, Objetivo, Mackenzie, Escola Técnica Federal....entre outras públicas ou privadas.

Alguns bons jogadores saíram de lá, Família Padilla, Martoni, Murua, Stefano Massari, Jean Luc, Jean Marc, Sami Arap, Heitor, Claudinho,.....

Pois bem....não esperem e não queiram nada da Federação ou Confederação afinal o objetivo deles é outro e não interessa isso.


Agradeço a permissão do uso da foto para divulgação apenas e mesmo sendo do Pasteur,  o rugby fica acima de tudo e não sou portal voz do rugby apenas uma cabeça pensante que veio de para contribuir e construir um caminho melhor.










Comentários