RUGBY NA ESCOLA
Possibilidades de ensino do Rugby na Educação Física escolar
Propostas para a abordagem inicial do rugby no meio escolar
- Abordagem teórica inicial com visionamento de vídeos específicos de formação;
- Explicação simples dos princípios fundamentais do jogo;
- Restrição Inicial de ações técnicas como (Placagem; End-off; Jogo ao pé) etc;
- Substituição destes gestos por (Bitoque; Agarrar;Jogo á mão);
- Definição de objetivos prioritários de acordo com o escalão etário;
- Ter em atenção as variáveis: Espaço; Tempo; nº de alunos e formação de grupos;
- Definição de regras de conduta, segurança e fair-play;
- Grau de complexidade reduzido em relação aos exercícios técnico-tácticos;
- Aplicação e utilização de movimentos básicos do jogo;
- Utilização inicial de exercícios simples e objetivos;
- Utilização predominante de metodologia global – Jogo;
- Constante análise dos comportamentos observados;
- Avaliação seletiva sobre a tomada de decisões em jogo por parte dos intervenientes;
- Permitir a descoberta do jogo global pelos seus intervenientes;
- Apresentação prática através do jogo das regras essenciais;
- Ensino prático através do jogo dos princípios do jogo;
- Privilegiar com o jogo a descoberta de soluções por parte dos jovens jogadores;
- Desenvolvimento de capacidades simples de jogo em equipa;
- Desenvolver várias formas de solução de ataque e defesa em jogo;
- Realização de ações que se identifiquem o mais possível ao que se produz em jogo;
- Privilegiar exercícios tácticos combinados com oposição;
- Exercícios com execução e variabilidade que criem uma ampla disponibilidade motriz;
- Prática de diferentes situações reais de jogo com oposição passiva e ativa;
Erros mais frequentes na abordagem inicial do rugby no meio escolar
- Preocupação com a explicação detalhada de regras;
- Ensino inicial de ações técnicas coletivos que fazem parte do jogo;
- Transmissão de muita informação sobre o jogo;
- Pouca liberdade de ação dos intervenientes, na descoberta do jogo;
- Exercícios que englobam muitos conteúdos técnicos;
- Permissão prematura de confrontação física direta entre os alunos;
- Utilização do jogo ao pé, o que dificulta a progressão e entendimento do jogo;
- Falta de algum cuidado na organização dos grupos de trabalho;
- Interrupção do jogo em situações de continuidade do mesmo;
FONTE: https://mecrugby.wordpress.com/rugby-na-escola/
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