PENSANDO O RUGBY NA ESCOLA?

 RUGBY NA ESCOLA

Possibilidades de ensino do Rugby na Educação Física escolar

Propostas para a abordagem inicial do rugby no meio escolar

  • Abordagem teórica inicial com visionamento de vídeos específicos de formação;
  • Explicação simples dos princípios fundamentais do jogo;
  • Restrição Inicial de ações técnicas como (Placagem; End-off; Jogo ao pé) etc;
  • Substituição destes gestos por (Bitoque; Agarrar;Jogo á mão);
  • Definição de objetivos prioritários de acordo com o escalão etário;
  • Ter em atenção as variáveis: Espaço; Tempo; nº de alunos e formação de grupos;
  • Definição de regras de conduta, segurança e fair-play;
  • Grau de complexidade reduzido em relação aos exercícios técnico-tácticos;
  • Aplicação e utilização de movimentos básicos do jogo;
  • Utilização inicial de exercícios simples e objetivos;
  • Utilização predominante de metodologia global – Jogo;
  • Constante análise dos comportamentos observados;
  • Avaliação seletiva sobre a tomada de decisões em jogo por parte dos intervenientes;
  • Permitir a descoberta do jogo global pelos seus intervenientes;
  • Apresentação prática através do jogo das regras essenciais;
  • Ensino prático através do jogo dos princípios do jogo;
  • Privilegiar com o jogo a descoberta de soluções por parte dos jovens jogadores;
  • Desenvolvimento de capacidades simples de jogo em equipa;
  • Desenvolver várias formas de solução de ataque e defesa em jogo;
  • Realização de ações que se identifiquem o mais possível ao que se produz em jogo;
  • Privilegiar exercícios tácticos combinados com oposição;
  • Exercícios com execução e variabilidade que criem uma ampla disponibilidade motriz;
  • Prática de diferentes situações reais de jogo com oposição passiva e ativa;

 Erros mais frequentes na abordagem inicial do rugby no meio escolar

  • Preocupação com a explicação detalhada de regras;
  • Ensino inicial de ações técnicas coletivos que fazem parte do jogo;
  • Transmissão de muita informação sobre o jogo;
  • Pouca liberdade de ação dos intervenientes, na descoberta do jogo;
  • Exercícios que englobam muitos conteúdos técnicos;
  • Permissão prematura de confrontação física direta entre os alunos;
  • Utilização do jogo ao pé, o que dificulta a progressão e entendimento do jogo;
  • Falta de algum cuidado na organização dos grupos de trabalho;
  • Interrupção do jogo em situações de continuidade do mesmo;


FONTE: https://mecrugby.wordpress.com/rugby-na-escola/


 

 




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