11 de setembro 2001

 Você lembra onde estava naquele dia e o que ocorreu naquele ano?

Eu estava ministrando aulas na Universidade, na Zona Norte de São Paulo, fui tomar um café no bar do querido amigo Gaspar, ponto de encontro dos professores da área da saúde. Minhas aulas eram no curso de educação física naquele dia e logo vi na TV imagens que chocaram a mim e a todos, não estávamos entendendo nada. 

Lembrar que tínhamos poucos canais de notícias, a internet ainda primitiva e rede sociais eram um sonho dos magos desse assunto ainda. Lembrei de meu sobrinho que vivia e vive em Nova York desde então, liguei para minha cunhada e perguntei dele pelo meu celular simples no momento. A conversa foi ruim, estava nervosa e sem contato nenhum, porque nossa telefonia começava a se modernizar e os EUA estavam um caos. Ela não falava inglês e tinha receio de não se comunicar para achá-lo, coisa de mãe. 12h30min. fiz uma ligação pela INTELIG, operadora da época e nunca me cobraram a ligação de quase 1 hora.


Para os jovens que não viram ou viveram o fato em si, resumo abaixo:

Os terroristas ligados à organização fundamentalista islâmica al-Qaeda promoveram uma série de ataques a bordo de aviões, lançando as aeronaves contra o World Trade Center e à base do Pentágono (além de sequestrarem o voo 93 da United Airlines), vitimando mais de 3 mil pessoas.



Mas o que mais rolou em 2001, um ano triste para o mundo e para o Brasil:

A Rede Globo lança o slogan "A gente se vê por aqui".

No Rock in Rio, uma cena inusitada, o cantor Carlinhos Brown foi vaiado e recebeu uma verdadeira chuva de copos e garrafas do público, que gritava: "Queremos rock!".

 O Vasco tornou-se o campeão da Copa João Havelange, nome dado ao Campeonato Brasileiro de 2000, que começou em julho daquele ano, mas terminou 7 meses depois. Era o embrião de uma liga independente, mas os clubes são uns frouxos mesmos, enfiaram o rabo na cueca e voltaram para os braços do interesse esquisito.

George W. Bush toma posse da presidência dos Estados Unidos, começou bem o cara.

O músico Herbert Vianna, líder da banda Paralamas do Sucesso, sofre um acidente de ultraleve em Mangaratiba (RJ) que resulta na morte de sua esposa, Lucy, e o deixa paraplégico

A organização criminosa PCC, organiza a maior rebelião de presídios do país, envolvendo 29 estabelecimentos penais no Estado de São Paulo.

Mário Covas morreu de câncer na bexiga, aos 70 anos. Geraldo Alckmin assumiu o posto.

Três explosões destroem a plataforma P-36 da Petrobras, na bacia de Campos (norte do Estado do Rio de Janeiro), matando 14 pessoas. Esse foi o maior desastre do ramo petrolífero no Brasil.

É anunciado no Brasil o plano de redução em 10% do consumo de energia elétrica, durante um racionamento que ficou conhecido como "apagão".

Marcelo Fromer, guitarrista dos Titãs, morreu ao ser atropelado quando atravessava uma avenida em São Paulo. Ele tinha 39 anos.

Patrícia Abravanel, filha do empresário e apresentador Silvio Santos, dono do SBT, é sequestrada em São Paulo.

George Harrison, guitarrista da lendária banda The Beatles, morre de câncer aos 58 anos, nos Estados Unidos.

É lançada no Brasil a cédula de R$ 2,00.

O Atlético Paranaense torna-se campeão brasileiro pela primeira vez na história.

Morre a cantora Cassia Eller, aos 39 anos, vítima de um infarto do miocárdio.

No rugby do Brasil, o Band se sagra campeão, com Pasteur como vice e Desterro em 3º lugar.

O tradicional Alphaville acaba em último lugar.

O Charrua do Rio Grande do Sul oficialmente é fundado.

Comentários