O estádio municipal Paulo Machado de Carvalho ( mais conhecido como Pacaembu) já foi palco de jogos de rugby como essa nova geração lembra mas muito antes teve um jogo da tradicional Mack / Med, óbvio na memória mais recente, os Tupis fizeram bons jogos nesse tradicional palco do futebol em São Paulo.
Porém o estádio foi parar na mão empresarial em parceria com a prefeitura vai transformá-lo numa arena multiuso, onde ESport, hotel de luxo e um gramado para shows e outros eventos esportivos, inclusive se quiser ou tiver interesse poderão fazer parte da grade da programação. Foi preservado toda a parte tombada historicamente pelo CONDEPHAAT, em virtude de seu estilo Art Déco, característico da época em que foi construído. o Museu do futebol e o clube público que fica atrás do antigo tobogã, demolido dentro do projeto, afinal o tobogã não fazia parte do projeto original e sim uma concha acústica para eventos fora o futebol.
Foi inaugurado em 27 de abril de 1940, com a presença do então presidente da República, Getúlio Vargas, acompanhado do interventor Ademar de Barros e do prefeito Prestes Maia. A obra também atuava como uma maneira de evidenciar o espírito presente no momento histórico de sua inauguração, buscando a fé do país e a busca pela grandeza da nação, atuando como símbolo de progresso ao Brasil.
Foi utilizado como sede da Copa do Mundo de Futebol de 1950. Apesar de ser normalmente chamado de Pacaembu, foi em 1961 que o nome oficial do local passou a ser Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho. Sua praça de fronte se chama Charles Miller, coincidência?
Outro evento esportivo de grande destaque realizado no estádio foi a disputa de parte dos Jogos Pan-Americanos de 1963, que teve a cidade de São Paulo como sede. Na ocasião, o estádio foi palco da cerimônia de abertura, das disputas da final do futebol e do atletismo, além da cerimônia de encerramento dos jogos.
Durante a gestão de Paulo Maluf, a concha acústica foi demolida (em 6 de setembro de 1969) e no seu lugar construído o "Tobogã", uma arquibancada com capacidade para, em média, dez mil pessoas.
Sou velho mesmo e vi todas as fases mas aceito as transformações da sociedade e do meio urbano.
Pois bem, três momentos distintos do nosso querido Pacaembu.
Comentários
Postar um comentário