Livro homenageia jogador de Rugby Diego Padilla e destaca o Colégio Rio Branco como berço do esporte no país
O argentino naturalizado brasileiro, Diego Padilla, é um dos mais importantes nomes do Rugby no Brasil e ganhou uma homenagem, após seu falecimento em 2019, por meio do livro Don Diego, escrito pelo jornalista esportivo Sérgio Xavier e publicado pela Editora Labrador.
A publicação contou com as contribuições dos ex-alunos riobranquinos, Márcio Duailibi e Danny Benjamin. Os ex-alunos Daniel Cavana e Maurício Velloso também são citados no livro. Os quatro foram jogadores do Rio Branco Rugby Clube. Márcio e Maurício integraram a Seleção Brasileira de Rugby.
Logo no primeiro capítulo, o leitor se afeiçoa por Diego e sua personalidade cativante! A partir dali, a trajetória do jogador se entrelaça à história do Rugby no Brasil, pois o esporte no país teve início com o importante papel do argentino, na quadra do Colégio Rio Branco, em Higienópolis.
Aos 6 anos de idade, Diego teve o primeiro contato com o esporte, ainda em Buenos Aires, e, em poucos anos, já se mostrou um talento, sendo convidado a integrar o clube Dirección Autárquica de Obras Municipales (Daom). No início da década de 1970, diante da instabilidade política e econômica do país, sua família mudou-se para o Brasil. Aos 16 anos, Diego, seus pais e seus 5 irmãos passaram a viver em São Paulo, no Bairro de Higienópolis.
Nesta mesma época, no Colégio Rio Branco, o professor de Educação Física Paulo Aurélio Ivan dos Santos desafiou os alunos a formarem times em diferentes modalidades. Foi assim que estudantes argentinos, chilenos e uruguaios sugeriram a formação de um time de Rugby.
Ao time, foram integrados alunos brasileiros, como os riobranquinos Márcio Duailibi, Mauricio Velloso, Daniel Cavana, Daniel Benjamin, que convidaram Diego Padilha, estudante de outra escola. Assim, nascia o time e o início da história do esporte no país.
Assim nascia, também, a história do Rio Branco Rugby Clube e a tradição do esporte na escola.
Para conhecer mais detalhes dessa grande história, leia o livro Don Diego: https://editoralabrador.com.
Sensacional!!
ResponderExcluir