Copa do Brasil 2023, novidade?

Olhando no site oficial da CBRu quis entender a motivação daquele modelo de Copa e não Campeonato Brasileiro. Busquei motivos para que os clubes participassem e disputassem somente por um título ou apenas uma taça. 

Integrar o Rugby Fora do Eixo? Pus na roda no meu grupo de trabalho para análise de gestão esportiva e mais uma vez o gênio que bolou isso, pisa fora das 4 linhas, afinal uma Copa que não leva a nada ou apenas um eventual campeão de mais uma Copa vazia. O texto "brilhante", do porta voz do rugby, disse que o torneio começa nas 4ªs de finais, realmente é incrível tal afirmação.

Por que não coloca apenas clubes fora do eixo e o campeão final participa do Super 12, que foi 11, em 2022? Abre o leque e cria uma motivação especial a esses clubes ou seleções regionais a participarem com vontade de vencer. Querendo ou não, Poli/SP, Farrapos/RS, Desterro/SC e Niteroi/RJ estão fora dessa casinha.

Duas equipes do Centro Oeste (Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal), duas do Nordeste (Ceará, Pernambuco e Bahia, duas em conjunto Minas Gerais e Espirito Santo e quem sabe o próprio Niteroi/RJ que ficou fora deste ultimo ano.

Óbvio cria-se critérios e exigências mínimas para disputar e não só por 23 camisas e 22 atletas. Se queremos ser um mundo melhor no rugby busquemos  méritos e não esse modelo sem nenhum nexo.


Comentários