Ontem recebi a notícia de que o Festival Infantil de rugby - etapa Vinhedo foi cancelado devido a um surto de febre maculosa em Campinas/SP. A decisão foi tomada por "especialistas" após a pandemia.
A febre maculosa é uma doença infecciosa transmitida pela picada do carrapato-estrela, uma espécie de carrapato. Ela não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser confundidos com outras doenças que causam febre alta.
Recentemente, todos estavam apoiando a preservação das capivaras, mas agora todos estão evitando o hospedeiro desse carrapato.
É importante esclarecer que um surto não é uma epidemia e a doença não é contagiosa e sim infecciosa. Nem todas as capivaras estão infestadas por carrapatos, nem todos os carrapatos são estrela, e nem todas as estrelas têm a bactéria que causa a doença.
Os profissionais que lidam com o controle de pragas, não os "especialistas" das universidades ou os jornalistas, recomendaram medidas de controle, como o uso de defensivos nos gramados, corte do mato no entorno, a criação de barreiras para isolar o campo e evitar que animais "silvestres" se estabeleçam nesses locais. Além disso, o evento poderia prosseguir normalmente.
Mas por que fazer isso? As
capivaras não vão desaparecer, os carrapatos estrela estão presentes na
natureza e as bactérias causadoras da doença vão continuar se reproduzindo de
acordo com o ciclo de vida delas.
Perdemos mais uma
oportunidade. Parabéns!
Comentários
Postar um comentário